segunda-feira, 7 de junho de 2010

Eleições eletrônicas no Carlos Magno

No dia 1º de junho de 2010, orientamos a realização da PRIMEIRA ELEIÇÃO ELETRÔNICA DE REPRESENTANTES DE TURMA na rede municipal de ensino de Maricá, uma iniciativa da Orientadora Educacional Jaqueline Noronha para a E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos.




Jaqueline, que foi nossa cursista na turma 002, nos solicitou uma solução digital para a realização da eleição.

Já havíamos analisado o software shareware SGE (Sistema de Gerenciamento de Eleição), cujo autor Edmilson de Jesus disponibilizará somente 10 votos por urna, sem contudo termos conseguido testar junto aos alunos. Havia faltado no início de 2009 um maior envolvimento das Coordenações Pedagógicas no Projeto de Articulação da Tecnologia Educacional, que se iniciava.



Apresentamos então, a Jaqueline, o SGE como possível solução ao projeto de eleição.

Jaqueline aceitou o desafio de testar o software, mesmo sem a certeza de que obteria 100% de sucesso.

Cadastramos então os partidos, os cargos de representante e vice-representante e os candidatos., configurando então a 1ª urna no dia 31 de maio.

No dia seguinte, realizamos a votação com a turma 503 tendo de configurar mais 2 urnas para podermos dar continuidade ao processo.

Vários funcionários da escola vieram presenciar com alegria o “fato histórico”. A diretora geral da U.E. Shirlene Estrela estava muito entusiasmada.

Os alunos sabiam que eram um teste e souberam esperar pacientemente pela organização do processo de votação.

Terminada a votação desta primeira turma, pudemos perceber quantas urnas precisaríamos pré-configurar e como poderíamos fazê-lo.



Gostaríamos de salientar a importância do conhecimento de articulação da tecnologia educacional para um orientador educacional, como foi o caso de Jaqueline que conseguiu visualizar uma possível solução digital para uma demanda educacional e ousou inovar.



Parabéns, Jaqueline!

Parabéns, alunos, professores e funcionários da E.M. Carlos Magno L. de Mattos!



Inovar sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua opinião!

Seguidores

Twitter - Notícias educacionais