sábado, 19 de junho de 2010

Linux, Software Livres e rede colaborativa (Unidade II - Too3)

Com o aperfeiçoamento dos microprocessadores e a digitalização da informação, surgiram novos suportes tecnológicos que facilitaram o acesso e capacidade de armazenamento da informação.
 
Junto com isso, a possibilidade de convergir a informática, o audiovisual e as telecomunicações na constituição de uma rede comunicativa universal abriu possibilidades inéditas de construção de novos conhecimentos por comunidades em rede de base colaborativa, como a WWW (World Wide Web) e suas novas interfaces.

Nessa perspectiva, o surgimento dos softwares livres e em especial do Linux abriu possibilidades condizentes com a Sociedade da Informação, na Era do Conhecimento.

Comente os vídeos da Unidade II, refletindo sobre estas mudanças para a construção de uma Sociedade Inclusiva e para a Educação igualitária e de qualidade para todos

10 comentários:

  1. Com a chegada da era da informática e o acesso a internet, as informações ficaram cada vez mais acessíveis a grande massa da população, beneficiando principalmente as classes social e economicamente mais desfavorecidas. Com isso, a maioria das pessoas compartilham de informações e conhecimentos, que antes só tinham acesso algumas pessoas.O acesso a programas educacionais nas escolas vem colaborando como mais uma ferramenta para o aluno se apropriar de conhecimentos socialmente necessários a sua vida , bem como no aprendizado do acesso a informática e a informação mundial veiculada na rede de computadores. E o mais interessante é que as atividades no computador exercem um grande fascínio sobre o aluno, talvez porque o convide a desafios constantes.Abraços, Débora Barbosa.

    ResponderExcluir
  2. Através dos Softwores livres todos terão a possibilidade de inclisão digital, participando de tudo que está ao redor do mundo, fazendo parte da globalização. Estamos na ERA DO CONHECIMENTO, onde todos têm a possibilidade de ter uma educação de qualidade e igual para todos. Através da informatização das escolas, os alunos têm a possibilidade de incluir-se digitalmente, utilizando programas livres (gratuitos), em esoecial o LINUX.

    ResponderExcluir
  3. A acessibilidade de informação através da internet e outros possibilitam a troca de informações e conhecimentos
    de maneira democrática a todas as classes sociais.Os programas livres, trabalham de modo colaborativo, ou seja são vários auditores trabalhando juntos para um programa cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  4. Com a criação do Linux, a internet ficou mais acessível e tornou-se mais fácil o seu contato. Afinal com o alto custo do computador a ainda com a obrigatoriedade de pagamento pelo uso de programas privados, impossibilitava que muitas pessoas tivessem essa inclusão, ou para isso, muitos apelavam para a pirataria.

    ResponderExcluir
  5. A inclusão digital veio facilitar ao educando possibilidades de adquirir conhecimentos e descobertas,nas quais irão favorecer suas escolhas profissionais e de vivencia no seu meio.Conhecerão tudo que acontece mundialmente,e com isso farão suas reflexões.

    ResponderExcluir
  6. A facilidade de informações através da internet e outros meios de informação têm possibilitado às pessoas participar do mundo digital.Os sites livres como o Linux,funcionam de forma colaborativa onde os contatos tornam-se mais acessíveis a todos, pois são gratuitos e fáceis de serem manuseados.

    ResponderExcluir
  7. A escola inclusiva consagra o principio da igualdade de oportunidades para todos , buscando garantir o ingresso e permanência de todos os alunos na escola,por isso a escola deve estar aberta á diversidade cultural de cada um.
    Há de se reverter o modo de pensar se fazer Educação nas salas de aula,planejar,avaliar o ensino , formar e aperfeiçoar o professor na forma de olhar e perceber o outro.
    Através das L.I.E nas escolas os professores poderão fazer uso em suas aulas de recursos onde possam incluir conhecimentos diversificados,utilizando programas livres(gratuitos) o Linux,acessando a internet,podendo assim enriquecer suas aulas , fazendo disso a inclusão digital.

    ResponderExcluir
  8. O uso de compuatares está se tornando uma realidade cada vez mais proxima da populaçõa brasileira. No entanto convém lembrar que apesar de custo estar cada vez mais baixo, os softwares ainda permanecem com preço elevado. Principalmente aqueles que carregam toda uma fama por trás (caso do windows). Entretanto, a Linux (apesar de ser antiga no mercado, mas de pouco acesso) esta expandindo seu mercado, principalmente a facilidade que ele proporciona. Já que o mesmo oferece os mesmo programas e recursos de seu concorrente, mas com um grande diferencial, a Linux disponibiliza seus softwares, ou seja, você pode usa-los sem ter que compra-los, eles são livres.
    Assim, facilita muito o acesso a determinados programas, já que não é necessário a comprar de nenhum software para tal.
    Para nós, enquanto educadores é ótimo, já que o \Linux disponibiliza gratuitamente seus softwares, muitos deles educativos, todos grtuitamente. Dessa forma, fica mais fácil aproximar nossos alunos, principalmente os da rede estadual e municipal de ensino da realidade tecnologica em que vivemos.

    ResponderExcluir
  9. Com o constante crescimento da acessibilidade a internete e aos sofywares livres todos terão chance de se beneficiar com as facilidades do mundo digital.Tornando assim, a informática cada vez mais democrática, pois esse beneficiamento ocorre direta ou indiretamente independentemente das classes sociais.

    ResponderExcluir
  10. Com a inicialização do LINUX no Brasil, sendo um software livre,há a possibilidade de acessibilidade digital, tendo em vista que a informatição poderá ser estendida a uma maior parcela da sociedade, principalmente as pessoas com baixo poder aquisitivo. Estando em um mundo globalizado em que as infomações são produzidas e divulgadas em tempo rel, então faz-se necessário que todas as pessoas tenho acesso as mesmas, sendo assim ocorrerá a inclusão digital.
    Para as escolas, o LINUX proporciona a oportunidade de introduzir os alunos nessa globalização digital, fator muito importante para a formação de um cidadão mais crítico e consciente.

    ResponderExcluir

Compartilhe conosco sua opinião!

Seguidores

Twitter - Notícias educacionais