O tema abordado foi O uso de jogos no 2º segmento do Ensino Fundamental.
A partir de uma coletânea de jogos swf e sites foram escolhidos os jogos mais relevantes para serem explorados e analisados com os alunos convidados.
Participaram cerca de 13 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental.
Os professores perceberam as diferentes relações com o objeto de conhecimento estabelecidas. As diferentes reações e sentimentos demonstrados pelos alunos perante novos desafios e regras demonstram como os alunos buscam atender as diferentes demandas colocadas pelo outro.
Alguns alunos se retraiam perante os desafios, outros buscavam formular e testar hipóteses e soluções para os desafios. Alguns compartilhavam suas hipóteses com colegas e professores, outros não.
Os professores ressaltaram também a possibilidade gerada pela interação com jogos de o aluno desenvolver alguns conceitos primários (Vygotsky) de física e matemática. Conceitos fundamentais, quando vivenciados, para a compreensão de conceitos abstratos como velocidade, força, aceleração, espaço e suas inter-relações.
Os próximos temas a serem explorados serão:
- O uso do blog da educação: e-portifólio e diário de aprendizagem
- Análise de jogos e sites nas diversas especialidades
- O uso das rede sociais na educação
A estas professoras nosso profundo agradecimento pela participação sem esmorecimento diante das dificuldades.
Agradecemos muitíssimo aos alunos e equipe do CEM Joana Benedicta Rangel por propiciarem conosco mais esse momento de rica construção!
Olá, pessoal!
ResponderExcluirvisitem o nosso blog:http://embarradezacarias@blogspot.com