sábado, 8 de maio de 2010

The hole on the wall - crianças aprendendo com crianças

O primeiro caso, abordado no seminário Interdidática de Tecnologia Educacional pelo Prof. Ms. Mitra, contou sobre seu projeto que consistiu em disponibilizar computadores numa estrutura de parede: the hole on the wall, para crianças indianas explorarem o computador.

Ele percebeu que as crianças ficavam instigadas com o desconhecido e com isso aprendiam em grupos a manipular o computador, mesmo com as instruções em inglês.

Entusiasmado com os resultados, o Prof Mitra expandiu o número de “estações” pelos parques e praças públicas da Índia e percebeu que, ao se depararem com um programa sobre biotecnologia em inglês, as crianças acabaram aprendendo alguns conceitos. Elas ficaram instigadas com as palavras lançadas pelo programa e começaram a buscar junto a seus familiares explicações para os temas.

Convidado a expor suas idéias no Reino Unido, Mitra usou uma nova metodologia:
Dividindo os alunos em grupos de 4, cada grupo com um notebook, lançou um desafio com 4 questões das provas finais (semelhante ao ENEM) para uma turma de 1º segmento do Ensino Fundamental, o qual eles deveriam solucionar sem ajuda de adultos, com as seguintes regras:

1- Eles poderiam trocar de grupo quando quisessem;
2- Poderiam convidar outro colega para seu grupo;
3- Poderiam solicitar ajuda de outro grupo;
4- Poderiam contar suas descobertas para outro grupo.

Eles então logo entenderam: "podemos ensinar uns aos outros!"

Entre 30 e 40 minutos todos já haviam solucionado o desafio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco sua opinião!

Seguidores

Twitter - Notícias educacionais